Cirurgia de incisão única


Para além do umbigo também é possível operar pela vagina, pelo estômago, pelo reto

Esqueça as operações de barriga aberta, com dias e dias de internamento e meses de recuperação... A laparoscopia veio revolucionar a forma de operar mas, nos últimos dois anos, ainda se deu um novo passo ao substituir os três ou quatro furos pela utilização dos orifícios naturais: um deles é a cicatriz umbilical.
Para além do umbigo também é possível operar pela vagina, pelo estômago, pelo reto. “Entramos num orifício natural e através daí é que passamos à cavidade onde vamos promover as cirurgias”, afirma o cirurgião Ricardo Girão que utiliza esta nova técnica nas suas operações no hospital da CUF Infante Santo.

 A técnica utilizada continua a ser a laparoscopia, mas em vez das três ou quatro portas que todos os cirurgiões utilizavam, agora tudo se resolve com uma só. “Através dessa porta é que divergimos lá dentro”, explica o médico para acrescentar que por um único orifício podem entrar até quatro trocares, ou seja, as sondas que entram no organismo e cortam tudo o que têm a cortar manobradas do exterior.

 Uma delas transporta uma câmara que permite ao médico visualizar no exterior, através de um ecrã de computador tudo o que se passa no interior do nosso corpo. Por este método incomparavelmente menos invasivo, é possível retirar vesículas, operar o intestino, fazer recessões ao cólon, ao intestino delgado e até operações ginecológicas. “Com a vantagem de não deixar qualquer cicatriz”, assegura o cirurgião.


Para além do aspecto estético que é perfeito, o especialista foca ainda o conforto do pós operatório que é praticamente indolor e obriga a menos tempo de internamento. “O doente faz esta operação com anestesia geral e fica apenas um dia internado”, acrescenta Ricardo Girão que já desenvolve esta técnica há dois anos e já operou mais de 200 vesículas por este método.

 O médico faz questão de surpreender os seus doentes com uma única incisão, mas ultimamente os doentes já têm conhecimento da técnica e são eles que pedem. “As mulheres fazem mais questão de serem operadas desta forma, mas os homens também já começam a pedir.”

 Esta nova técnica veio acabar definitivamente com os três ou quatro buracos na barriga, já que anteriormente o umbigo nunca era utilizado para a operação. Enquanto os homens conseguiam disfarçar as cicatrizes com os pelos, as mulheres ficavam com esses buracos bem visíveis a vida toda.

 Nos Estados Unidos a nova técnica de incisão única ganhou popularidade quando um jornalista revelou num canal de televisão que a mulher tinha sido operada à vesícula pela vagina. A medicina não pára de nos surpreender!


2012-07-08
Por Palmira Correia
Fonte: cienciaviva.pt