As aplicações de Biomedicina e Biofísica nos Centros de Saúde: O Centro de Saúde de Azambuja (Resumo)


Resumo
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto durante o Segundo Período do ano lectivo 2010/2011, por dois alunos do 12ºA da Escola Secundária com 3ºCiclo de Azambuja. Trata-se de um trabalho de investigação, envolvendo o enquadramento teórico e o estudo de caso, cujo objectivo é explorar e analisar as técnicas de Biomedicina e Biofísica aplicadas no Centro de Saúde de Azambuja.
Quanto aos objectivos do nosso trabalho pretendemos caracterizar a Biomedicina e a Biofísica e o seu objecto de estudo, que se debruça sobre a saúde humana e a aplicação de conhecimento científico-tecnológico para melhorar a qualidade de vida dos seres humanos. Pretendemos identificar as disciplinas científicas que estão envolvidas no estudo da Biomedicina e Biofísica e a forma como estas se articulam. Pretendemos também estudar o PNV (Plano Nacional de Vacinação), a política de Planeamento Familiar e os métodos de diagnóstico. Por último, planeamos verificar a influência de técnicas de Biomedicina e Biofísica na qualidade de vida da população.
Em termos de organização lógica, o trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos. Introduzimos alguns conceitos essenciais de Biomedicina e Biofísica no primeiro capítulo – “Biomedicina e Biofísica: ontem, hoje e amanhã”. De seguida, abordamos as questões de Biofísica aplicada aos métodos de diagnóstico (Biofísica e Aparelhos de diagnóstico). No capítulo seguinte estudamos a prevenção de epidemias e pandemias através de vacinação da população, neste âmbito descrevemos o Plano Nacional de Vacinação e a sua aplicação no Centro de Saúde de Azambuja. Para conclui relatamos os objectivos e as técnicas do Planeamento Familiar, abordamos não só os diferentes tipos de contraceptivos disponíveis e os cuidados pré-natais, mas também fundamentamos o nosso estudo de caso com o enquadramento teórico no qual aplicamos os conhecimentos de Biologia e Física. Sobretudo, centramo-nos nas questões de actuação de métodos biomédicos e biofísicos e os seus benefícios para a saúde pública.
Como demonstramos no nosso trabalho, a Biologia e a Física, quando aplicadas na área de saúde, alteram a nossa visão do corpo humano. O nosso invólucro físico deixa de ser visto como caótico, pode ser explicado como uma estrutura bioquímica regida pelas leis físicas e em constante interacção com os outros organismos biológicos. Desta junção resultaram duas novas ciências – a Biomedicina e a Biofísica, que se encontram na margem entre o conhecimento científico e a acção prática da Medicina. Este ramo da ciência começou o seu desenvolvimento nos anos 60 do século X. Porém, hoje em dia nas instalações hospitalares as técnicas da Engenharia Biomédica e Biofísica são aplicadas nas áreas da Neurologia, da Cardiologia, da Obstetrícia, da Medicina Nuclear, da Radioterapia, da Imagiologia, da Bioinformática, da Oncologia, da Engenharia Genética, da Robótica Médica, da Telemedicina, da Medicina Reprodutiva, da Epidemiologia e da Medicina Interna.
Verificámos ao longo do nosso trabalho que os Centros de Saúde, e em particular o Centro de Saúde de Azambuja, desempenham principalmente uma acção preventiva, ocupando-se de diagnóstico e prevenção de patologias e doenças. Vimos que a Biofísica tem várias aplicações ao nível de diagnóstico e tratamento de doenças. Referimos técnicas de tratamento de doenças como a radioterapia, mas centrámo-nos nos aparelhos de diagnóstico disponíveis no Centro de Saúde de Azambuja, como, por o exemplo, o oxímetro, o eco-doppler, a ecografia, o electrocardiograma e o aparelho de medidor de glicemia. Todo este elenco de métodos de diagnóstico permite avaliar de forma rápida e suficientemente precisa o estado de paciente. Infelizmente, o Centro de Saúde não possui alguns equipamentos necessários, como o aparelho de raios X, que é essencial para certos tipos de diagnose.
A vacinação também faz parte de Saúde Preventiva, pois protege grandes massas populacionais de epidemias e pandemias que podiam causar a morte de milhões de pessoas. Assim, a vacinação é um método de imunidade activa que é capaz de reduzir a possibilidade de aparecimento de doença ou mesmo erradicas certos tipos de doenças. No nosso trabalho, também se encontram referências a novos métodos de vacinação, como é o caso de vacinas recombinantes e a vacina contra o vírus de Papiloma Humano com as respectivas explicações. Verificamos também que o Centro de Saúde, exercendo uma acção preventiva, chegou a imunizar mais de 95% da população do concelho de Azambuja seguindo o Plano Nacional de Vacinação, garantindo a protecção da comunidade contra as pandemias de doenças contagiosas.
Ao longo do desenvolvimento do nosso trabalho estudámos a Saúde Reprodutiva, uma outra área de aplicação de Biomedicina e Biofísica, pois a grande variedade de contraceptivos existentes no mercado, sobretudo de contraceptivos hormonais, são produzidos com a intervenção de organismos com DNA recombinantes (geneticamente modificado) e através de biotransformação. Os métodos da saúde reprodutiva baseiam-se nos conhecimentos da genética e da fisiologia do corpo humano e permitem a milhares de casais ter filhos ao contrário do que foi previsto pela natureza. Por outro lado, a contracepção, fazendo parte da política do planeamento familiar, tem por objectivo não só o controlo do número de filhos, mas também a prevenção de abortos e a manutenção da condição saudável da mulher. Porém, salientamos no nosso trabalho o facto de algumas técnicas de reprodução medicamente assistida poderem levantar questões éticas preocupantes, como é o caso de fecundação in vitro.
O Centro de Saúde de Azambuja não só distribui gratuitamente os contraceptivos de barreira e os contraceptivos orais, pílulas, como também realiza consultas de preparação para a gravidez e o parto. Os médicos de família ajudam as mulheres escolher o método contraceptivo mais adequado conforme a sua condição física e familiar. Infelizmente, os casais com problemas de infertilidade não podem receber a assistência médica no Centro de Saúde - devem dirigir-se aos centros especializados de Saúde Reprodutiva. 
Em suma, analisando todos os dados recolhidos ao longo do estudo de caso e baseando-nos em conhecimentos teóricos, podemos concluir que o Centro de Saúde de Azambuja desempenha uma importante função de vigilância e conservação da saúde pública. Graças à introdução novos processos e métodos biomédicos e biofísicos no tratamento e diagnóstico de patologias e situações clínicas (Miranda, 2010). Assim, estas duas áreas que juntam em si a ciência e a tecnologia estão ao serviço da Saúde Social.










Belerofonte e Argo (os autores optaram por usar os pseudónimos)

Para informações adicionais, contacta-nos: